REACTING TO | Life Trailer

Assim que vi o trailer deste filme pensei: yesssssss! O ícone americano continua bem presente entre nós e não imaginam a minha felicidade em relação a isto. Sim eu sei que existem outros filmes sobre o James Dean, alguns feitos para televisão, outros considerados biopics e, ainda, aqueles que surgem como uma mistura entre factos reais e factos não reais. Não tiro valor a nenhum mas sinto que este filme já fazia falta por várias razões, entre elas porque estamos em 2015 e, na minha opinião, faz falta um filme que seja uma true story, como trailer clama que este é.

Life, baseado em factos reais, pretende mostrar o behind-the-scenes de uma das sessões fotográficas mais famosas de sempre: a de James Dean para a revista Life. Esta mesma sessão foi feita em Abril de 1955, meses antes da morte do actor, e surgiu a partir da ideia de fazer uma espécie de “biografia visual” da vida de James Dean. Como tal, o trabalho foi entregue a Dennis Stock que fez uma roadtrip com James para documentar a vida de uma estrela em ascensão.

O trailer dá a ideia de que não estamos perante um filme que irá contar toda a vida de James Dean mas sim o início da sua carreira. Desde uma fase em que era um actor desconhecido e diferente para muitos, com uma personalidade recatada mas única, mas que rapidamente se torna famoso e a cara de um movimento para outros.

Além da vida pessoal e profissional, há também uma clara exploração da relação de trabalho e de amizade entre James Dean, interpretado por Dane DeHaan, e o fotógrafo Dennis Stock, interpretado por Robert Pattinson. A sensação geral é que estes dois se conhecem cedo na carreira de James e Dennis terá alguma importância para que ele se torne tão famoso, apesar de a fama ter um preço que depois James não parece aceitar quando finalmente a obtém. Apesar disso, nada nos garante que Dennis também não quer alguma fama para si no meio de todo o caos que parece instalar-se à medida que James tem cada vez mais sucesso.

Nessa perspectiva o trailer mostra duas dinâmicas muito fortes e que podemos ainda encontrar em Hollywood: Fama/Dinheiro e Talento a entrar em confronto directo. Por um lado, James Dean, que nos aparece como um rapaz introvertido mas talentoso, é um actor que quer dedicar-se às suas personagens e entregar-se a elas de uma forma tão pura que tem o menor interesse pelo mediatismo associado a uma carreira no cinema. No entanto ele só parece aperceber-se das consequências de ser a nova estrela de Hollywood depois da fama já estar num patamar elevado. Por outro lado, temos os big bosses da indústria do cinema que estão quase a jogar um “jogo” que para eles significa muito dinheiro mas que para Dean passa por ele nem saber as regras para jogar.

Além de Dane DeHaan e Robert Pattinson, o elenco também conta com o incomparável Ben Kingsley portanto acho que promete. No entanto, outro facto que me deixa bastante confiante é o de Anton Corbijn ser também o realizador de, entre tantos outros filmes, Control um filme sobre a vida de Ian Curtis, o vocalista da banda Joy Division. Se nunca viram o Control, recomendo-vos vivamente. Se já viram, penso que concordam comigo quando digo que no Corbijn se pode confiar ou pelo depositar expectativas elevadas.

Ms. Brightside

Anúncios

4 thoughts on “REACTING TO | Life Trailer

    1. Concordo plenamente contigo! O mais “engraçado” no trailer, não sei se reparaste, é que uma das frases que usam para promover está a fazer praising ao Robert Pattinson. Só espero que o DeHaan parta a casa toda para lhe darem mais valor, tenho grandes expectativas.

      Gostar

      1. O The Rover ainda não vi mas sendo assim tenho de dar uma espreitadela. Do Pattinson só vi até agora o Water for Elefants (tem o Christoph Waltz, como não gostar certo?) e o Remember Me. Tenho curiosidade em relação ao Cosmópolis por acaso.

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s