REACTING TO | Victor Frankenstein Trailer

frankenstein

Frankenstein é um dos clássicos mais importantes e falados de sempre da história da literatura. Imortalizou o nome de Mary Shelley e chega-nos (mais uma) adaptação de umas das personagens mais populares de sempre: Victor Frankenstein. Será que é desta que as pessoas deixam de pensar que Frankenstein é o monstro e percebem, finalmente, que é o nome do cientista?

Apesar da minha adoração pelo livro de Mary Shelley, não sou purista de todo quanto às muitas adaptações que a sua obra já originou porque o livro, para mim, tem o seu esplendor e as adaptações nunca me chamaram muito a atenção. Por isso, quando ouvi falar que estava a ser preparado um filme sobre Victor Frankenstein com um twist para este ano, primeiro pensei: Mau Maria, mas que twist? E no geral não fiquei com grandes expectativas e contínuo sem as ter.

A primeira informação a que tive acesso, ainda antes do trailer, foi sobre a existência de uma personagem no filme que não existe no livro mas que se tornou conhecida de todos nós. Estou a falar de Igor, o eterno assistente de Frankenstein. Pelos vistos, este filme concentra-se não na perspectiva de Frankenstein mas sim na de Igor. O enredo gira em torno da relação entre estas duas personagens enquanto assistente e “inventor” e o resultado dessa parceria. A partir daí, a narrativa é aquilo que já conhecemos: Frankenstein pretende dar vida a um ser que, em si, tem um corpo constituído por partes que pertencem a outros corpos. Logo é assim uma espécie de morto-vivo que ele acha ser uma grande descoberta mas vai-se a ver é um monstro. Daí a velha questão: Quem é o verdadeiro monstro? O criador ou a sua criação?

Além de Igor e de todo o enredo da criação da Criatura, o filme parece ter  também uma narrativa policial. Surge um inspector, interpretado por Andrew Scott, que parece determinado quanto à culpa de Frankenstein num caso de “missing body parts”. Combinado com isto tudo, só falta saber se o factor amoroso entra na equação. O trailer não é explícito neste aspecto portanto vamos aguardar e esperar que a mulher que aparece no trailer não exista no filme só para ser damsel in distress.

Tirando estas questões e focando só no trailer, não sei até que ponto o filme pretende fazer o espectador pensar nos aspectos mais sérios porque a certa altura começam a entrar explosões e stunts. Ninguém me avisou que ia ser um filme de acção mas é o que o trailer me transmite. Talvez esta seja uma forma de apelar ao espectador e de voltar a trazer uma história tão imortal aos nossos ecrãs? Espero que o raciocínio não seja esse porque Frankenstein não é bem um herói de acção.

Por outro lado, a Criatura em si não é de todo o que eu esperava ou sequer parecida à imagem a que estamos habituados de um gigante pálido com parafusos nas têmporas. Aliás não aparece de forma muito nítida mas por momentos parece mais um lobo que rosna do que propriamente um ‘homem’. Se fizerem algo remotamente parecido a Penny Dreadful já ficava feliz.

Além de Andrew Scott, que já referi anteriormente, o filme conta com James McAvoy e Daniel Radcliffe nos papéis principais. Não me parece que McAvoy terá problemas em mostrar e explorar o lado mais louco de Frankenstein quando este convence Igor de que podem criar vida a partir da morte ou um homem semelhante a si mesmos sem que isso traga consequências devastadoras. No entanto, pelo trailer parece que ele tem algumas falas que tentam ter graça mas não sei se não vai acabar só por parecer chico-esperto ou demasiado graçolas no geral. Do lado de Daniel Radcliffe, parece-me que vai conseguir interpretar bem uma personagem mais recatada que assiste a tudo no sentido literal e parece a única pessoa lúcida da parceria, talvez seja a única com a qual vamos conseguir simpatizar.

O filme tem estreia prevista para 25 de Novembro deste ano.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s